Skip to content

Quando e onde devo refatorar?

abril 23, 2010

Não basta apenas escrever um código que funcione!


Atualmente, Estive exaustivamente trabalhando em um projeto resolvendo problemas de erros e falhas do modelo em cascata no qual já conhecemos. Sempre muitas pessoas são questionadas quando elas devem refatorar. Muitas desculpas do tipo, “Meu chefe não aceita que eu use horas de trabalho reconstruindo o projeto” são normalmente dadas. Mas, a resposta é muito fácil: a todo momento sim, Devemos refatorar e melhorar o projeto. Contudo, Isso não significa que você tenha que parar seu projeto e reconstruí-lo. Nem as práticas de refatoração recomenda isso.

As oportunidades de melhorar o nosso código são constantes. Uma delas é bugs do projeto. Para resolve-lo, você necessita entender o código, uma boa idéia de fazer isso é: Refatorando! Analisando o código, você perceberá que aplicando alguns metódos de refatoração as coisas começam a ficar mais legíveis.

Refatorar também não siginfica que você só irá aplicar em projetos com erros ou quando estiver resolvendo problemas! (não que desenvolvimento de novas funcionalidades não siginifica resolver um problema), Mas, é muito importante que ao longo da escrita de seu código, você volte, olhe para ele e veja se está realmente legível. Aplicando metódos de refatoração para melhorá-lo, Caso seja necessário.

Refatoração é uma coisa realmente que todo desenvolvedor deve aplicar, o difícil é saber quando deve parar.

Relembrando que nunca é tarde para melhorar seu projeto, Mesmo que ele seja uma “Bomba Relógio”. Existe sempre um modo de melhorá-lo, mesmo que seja uma pequena parte dele.

From → Metodologias

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: